Treinamento das Seleções Brasileiras tem a prática do mindfulness

Seleções praticam o mindfulness/ Foto: CBHb

Seleções praticam o mindfulness/ Foto: CBHb

Desde a última segunda-feira, 14 de dezembro, os atletas das Seleções Brasileiras Adulta e de Novos, ambas do masculino, estão reunidas, no no SESI de Blumenau (SC), em uma fase de treinamentos, que durará até o dia 22 deste mês. Entre muitas atividades físicas e jogos treinos, está sendo realizado um trabalho que melhora e desenvolve a atenção. Nomeado de mindfulness, a prática é desenvolvida pelo professor Marcelo Demarzo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e visa aumentar o desempenho dos atletas.

Demarzo explicou que o mindfulness é um estado mental de atenção máxima no que se está fazendo. Sendo o grande objetivo melhorar a atenção, o foco, o desempenho no geral  e a rápida recuperação física,  diminuindo a ansiedade, os distúrbios do sono e os sintomas de depressão. “A partir do treinamento de atenção, todos esses benefícios vêm em forma de cascata. A ideia é ensiná-los as técnicas, que são simples, para que eles possam incorporá-las no dia a dia e colherem os benefícios do mindfulness”, explicou o professor da Unifesp.

Para desenvolver a técnica com os jogadores das Seleções, são realizadas diariamente sessões de uma hora com as equipes Adulta e de Novos. “Geralmente fazemos uma sessão por semana ao longo de oito semanas, mas aqui adaptamos o programa. Será uma sessão por dia, mas o princípio e as técnicas não mudam, e os resultados serão entregues a psicóloga da Seleção Masculina, Anahy Couto. Marcelo contou que “Infelizmente a Anahy não pôde estar aqui para acompanhar o processo, mas os relatórios serão enviados para ela e toda a comissão técnica, que vão analisar tudo e trabalhar posteriormente com os atletas”.

O professor trabalha com essa técnica desde 2088 e já colheu bons resultados. Ele falou que trabalhou com atletas de alto rendimento do atletismo e os resultados obtidos com a prática do mindfulness foram muito satisfatórios. “Houve um caso que o atleta tinha dificuldade para dormir e conseguimos melhorar isso, aumentando o desempenho dele. Muitos esportes têm usado o mindfulness para o alto rendimento, como times de futebol, basquete e atletas de tênis”, lembrou.

Confira abaixo as convocações das Seleções Brasileiras:

Seleção Brasileira Adulta Masculina

Goleiros: Luiz Ricardo Miles “Rick” (Taubaté, Brasil), Maik Santos (Taubaté, Brasil) e Pedro Henrique Silva (FAB/Vasco, Brasil).

Centrais: Diogo Hubner (EC Pinheiros, Brasil) e Thiago Torres dos Santos (Taubaté, Brasil).

Armadores: Fernando Pacheco Filho “Zeba” (Taubaté, Brasil), Gustavo Nakamura Cardoso “Japa” (São Caetano, Brasil), Haniel Langaro (EC Pinheiros, Brasil), José Guilherme de Toledo “Zé” (Wisla Plock, Polônia), Oswaldo Guimarães (Villa de Aranda, Espanha) e Thiagus Petrus Santos (MOL-Pick Szeged, Hungria).

Pontas: André Soares “Alemão” (Taubaté, Brasil), Fábio Chiuffa (Ciudad de Guadalajara, Espanha), Lucas Candido (Taubaté, Brasil), Vitor Medeiros (EC Pinheiros, Brasil) e Wesley Freitas (EC Pinheiros, Brasil).

Pivôs: Ales Silva (Ciudad de Guadalajara, Espanha), Cauê Herrera de Oliveira (Adrecha-FMCE Joaçaba, Brasil) e Vinícius Teixeira “Vini” (Taubaté, Brasil).

Seleção Brasileira de Novos Masculina

Goleiros: Lucas dos Santos (Vila O. Greip da Penha/MC/SMEL,, Brasil), Matheus Pereira da Silva (ASHB/Sorriso, Brasil) e Murillo Santana (EC Pinheiros, Brasil).

Centrais: Mateus Melo (ACES, Brasil), Pedro Pacheco (EC Pinheiros, Brasil) e Rayzon Monteiro (CAIC/GHC/UFPI, Brasil).

Armadores: Gustavo Nogacz (FAE Blumenau/Foz do Brasil/FMD, Brasil), João Guilherme Ribeiro (EC Pinheiros, Brasil), Jonathan da Silva (ECPinheiros, Brasil), Leonardo Comerlatto (AERC-Handebol São José, Brasil), Paulo Vinicius Candido (ASHB/Sorriso/, Brasil) e Tarcísio Freitas Oliveira (ACES, Brasil).

Pontas: Aleffer Bellan (Aceu/Univali/FMEBC, Brasil), Cauê Ceccon Baptista (EC Pinheiros, Brasil), Guilherme Torriani (Metodista/São Bernardo, Brasil), Marcos Vinicius dos Santos (ADJF/Independência Trade, Brasil) e Matheus Gerhardt (ASHB/Sorriso, Brasil).

Pivôs: Douglas Otelakoski (ACEU/Univali, Brasil), Jonas Alves (ADJF/Independência Trade, Brasil) e Matheus Francisco da Silva (EC Pinheiros, Brasil).

*Com informações da CBHb
Anúncios

2 comentários sobre “Treinamento das Seleções Brasileiras tem a prática do mindfulness

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s