Nesta quinta-feira, 21 de julho, a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), foi inaugurado os Aros Olímpicos #Rio2016. A obra de arte foi criação da artista plástica Elisa Brasil, a pedido da Prefeitura Municipal do Rio. Os cinco arcos, feitos de plástico reciclado, têm três metros de altura e seis de comprimento, e ficará na Princesinha do Mar até o final dos Jogos.
Elisa usou a técnica do plástico triturado, aquecido e prensado para formar uma nova chapa, que é a base de cada aro. Garrafas PET foram reutilizadas para preencher a base da escultura e dar mais resistência aos aros, construídos todos juntos. No total, para a escultura foram usados 65 quilos de material reciclado, coletados em diferentes pontos da cidade. Vinte pessoas participaram da produção dos Aros.
“Estamos aliando arte, educação e sustentabilidade, para que os jovens entendam a magnitude do impacto que o lixo que geramos tem no planeta e que alternativas são possíveis. Trata-se de um legado intangível, mas muito importante. Sabemos também que os Aros Olímpicos na Praia de Copacabana vão chamar a atenção de cariocas e turistas e serão uma atração a mais na festa do Rio para receber os Jogos”, disse o presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro.
“Fico muito feliz que podemos transmitir uma mensagem tão importante; reduzir o consumo de plásticos descartáveis; fazer com que as pessoas tenham mais consciência do meio ambiente; e celebrar um mundo com águas cristalinas”, ressaltou Elisa Brasil.
A visitação aos Arcos Olímpicos é aberta ao público.