#Rio2016: Para a Holanda um sonho, para a Coreia a chance de ir novamente ao pódio

Se as Olimpíadas #Rio2016 para a Holanda é a realização de um sonho, uma meta de uma das equipes européias que mais de desenvolveram nos últimos anos, esses Jogos poderão ser a oportunidade da Coreia ir novamente para o pódio. Conheça um pouco destas duas seleções.

“Uma equipe e um sonho”, com esse lema a Holanda chega a #Rio2016

holanda

Depois de ficar de fora de Londres 2012, em virtude da terceira colocação no Pré-olímpico II, as atletas da seleção holandesa (Países Baixos) colocaram da cabeça que jogariam a #Rio2016. E com o lema “Uma equipe e um sonho” elas foram atrás do objetivo.

Focada, a equipe de 2011 a 2014 deu um salto de qualidade, e aquela que era uma coadjuvante de luxo nas competições europeias, na Euro de 2014 ameaçou e ficou em sexto lugar. No ano seguinte, durante o Mundial, ficou com a prata, uma surpresa, que segundo especialistas, já estava na hora de acontecer, principalmente porque importantes atletas que disputam a Champions League são holandesas, como Cornelia Nycke Groot e Yvette Broch.

Durante o Mundial Feminino, o técnico Henk Groene falou sobre a equipe a IHF, “temos uma equipe jovem, dinâmica, cujo potencial está mostrando mais, ainda mais rápido do que esperávamos”, explicou.

A laranja mecânica está no Brasil e nesta quinta-feira, 28 de julho, participou de um jogo amistoso com a Seleção Brasileira. No domingo, 31, as duas seleções voltam a se enfrentar, em Cabo Frio. Veja mais aqui.

Lista de convocadas pelo treinador Henk Groene:

Jasmina Janković – TuS Metzingen
Tess Wester – SG BBM Bietigheim
Ailly Luciano – Metz Handball
Laura van der Heijden – Team Esbjerg
Jessy Kramer – Toulon Saint Cyr Var Handball
Nycke Groot – Győri Audi ETO KC
Estavana Polman – Team Esbjerg
Yvette Broch – Győri Audi ETO KC
Danick Snelder – Ferencvárosi TC
Martine Smeets – SG BBM Bietigheim
Michelle Goos – Succes Schoonmaak/VOC Amsterdam
Angela Malestein – SG BBM Bietigheim
Kelly Dulfer – VfL Oldenburg
Sanne van Olphen – Toulon Saint Cyr Var Handball
Lois Abbingh – Issy Paris Hand

Coreia a seleção que quebrou a hegemonia europeia

coreia

A seleção da Coreia é provavelmente a que causa maior sucesso na história do handebol feminino nas Olimpíadas. Na contagem de medalhas, as coreanas possuem seis medalhas, o que as torna as maiores medalhistas, sendo que estrearam nos Jogos em 1976. O primeiro pódio foi em 1984 e desde lá não faltaram mais nas primeiras colocações. Apesar da supremacia, em Londres acabaram em quarto lugar, e para elas a #Rio2016 poderá ser a oportunidade delas retornarem as posições mais altas do esporte na competição.

E não foi apenas nas Olimpíadas que a Coreia se destacou, a seleção foi a primeira fora da Europa a conquistar o Mundial de Handebol Feminino, em 1995, tal feito realizado após apenas pelo Brasi, em 2013.

Mas apesar dos altos números de conquistas, principalmente no Continente Asiático, no qual a equipe feminina conquistou 12 títulos do continentais, o esporte por lá ainda está em desenvolvimento.

A seleção coreana é treinada por Lim Young-chul que utilizou torneios internacionais para preparar a equipe. E o grupo que mescla jovens e veteranas disputou o Mundial 2015, que ele considera o mais importante para a preparação aos Jogos Olímpicos, muito porque as partidas do Mundial são tão fortes e tão técnicas quanto nas Olimpíadas. “A principal chave para o sucesso nos Jogos Olímpicos será a força física destas jogadoras, isso será importante para que se tenha bons jogos contra os times mais fortes fisicamente. Esse será o nosso ponto principal – a força física”, ressaltou o técnico.

A seleção da Coreia chegou no dia 26 deste mês ao Rio de Janeiro e na página oficial da Federação, a equipe técnica agradeceu a recepção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s