Começa nesta segunda o ParaPan de Jovens São Paulo 2017

Renan Bezerra, goleiro do ICP, é um dos mais experientes da Seleção/ Foto: Marcio Rodrigues – CPB – MPIX

Começa nesta segunda-feira, 20 de março, o ParaPan-Americano de Jovens São Paulo 2017. A cerimônia de abertura acontecerá, às 18h, no Pavilhão de Exposições Anhembi dará o ponta pé inicial a principal competição continental para as bases paralímpicas. No goallbal, esporte que faz parte do cronograma, o Brasil é favorito ao ouro.

O Parapan será disputado até o dia 25 deste mês, e cerca de 800 atletas, de 13 a 21 anos, brigarão pelas medalhas, em 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.

No goalball o Brasil participará com as duas Seleções, a feminina e a masculina, e são as favoritas as medalhas de ouro, isso porque no final do ano passado as Seleções de base conquistaram o Torneio Sul-americano Adulto, além disso os atletas possuem experiências em competições internacionais e nacionais, como as Paralimpíadas Escolares.

A Seleção Brasileira Masculina conquistou o título do Parapan de Jovens de 2013. Por isso, para o técnico Alessandro Tosim, a chance do bicampeonato é alta. “Nossa expectativa é a medalha de ouro. Esses garotos estão entrosados e na fase de treinamentos conseguimos dar um conjunto a eles. E ainda acredito que possam evoluir dentro da competição”, analisou.

A expectativa para a conquista do lugar mais alto do pódio também é alta para a Seleção Brasileira Feminina. “Estou bem confiante, as meninas também estão. Apesar da idade, são bem experientes e temos a felicidade de termos tantos talentos assim”, contou Dailton Nascimento, treinador do time feminino.

O Parapan de Jovens, de acordo com Dailton, será uma boa oportunidade de lapidar alguns talentos para o ciclo paralímpico que se iniciou. “Precisávamos renovar um pouco a Seleção principal, isso é normal. E essas meninas, que observamos em regionais e nas Escolares, com certeza podem dar continuidade, chegar à principal e até competirem nos Jogos de Tóquio, em 2020”, planeja o treinador.

Os jogos do goallbal serão na arena multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CT). No masculino, seis times estão inscritos. As equipes serão divididas em dois grupos de três. As duas melhores de cada avançam às semifinais. No feminino, três seleções fazem um triangular em turno e returno. As duas melhores disputam a final.

Tanto os jogos e tanto a Cerimônia de Abertura a entrada é gratuita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s